Porto de Honra: o meu programa

O meu programa nas últimas Autárquicas

Quando há um ano e meio concorri à Câmara Municipal do Porto, quase todos os portuenses não souberam da minha candidatura e do meu programa. A principal razão foi o tratamento desigual por parte da comunicação social mainstream, que só deu tempo de antena aos donos disto tudo. De algo tenho a certeza: era o melhor programa, de quem é realmente do Porto, conhece melhor o Porto, sabe os problemas dos portuenses e como os resolver – tão simples como isto. Deixo aqui um resumo breve.

Dividi em duas bases.

A Urgência Social: a necessidade emergente de resolver problemas básicos para os portuenses e que tinham sido deixados ao acaso há demasiado tempo. A segunda base era a Economia Para o Desenvolvimento, que não era mais do que colocar o Porto num patamar superior, para lá da cidade pitoresca própria para o Turismo.

E sete eixos prioritários:

Começava pela Ação Social, cujo desleixo e insensibilidade camarários deixaram desprotegidos os cidadãos e as empresas.

Continuava na Habitação, que tem de ser gerida de forma a servir os portuenses e não meia-dúzia de burgueses burocratas.

Passava ainda pela Segurança, que tem vindo a deteriorar-se de forma alarmante e sem qualquer resposta por parte das entidades camarárias.

Depois o Ambiente, que tem estado refém de interesses particulares e corporativos, aliado a contradições que não podem ser apenas justificadas pela incompetência.

Trânsito, cujas respostas vêm sempre com décadas de atraso e as intervenções pontuais dos últimos tempos têm piorado, em vez de melhorar o quadro geral.

A defesa da Economia Local nunca existiu, mas sim a destruição sistemática e catastrófica de negócios que resistiram a catástrofes e ditaduras, mas não aos últimos mandatos municipais.

Por fim, a Cultura, gerida a part-time, sem um plano global e sem respeito pelo património local.

Há atrasos crónicos que relegam o município para refém de situações próprias de uma cidade subdesenvolvida. Tinha soluções para cada um destes eixos, que são musculadas, rigorosas e sérias, sem o sedentarismo amador ou a incompetência sistémica que têm caracterizado o governo municipal.

Podem ver mais em https://portodehonra2021.wordpress.com/programa/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s