Há cada vez mais gente que só vai para onde for a multidão, sem sequer refletir para onde, como e porquê. Não há quem tente pensar por si ou chegar às suas próprias conclusões. Mas o problema de pensar e refletir é que podemos chegar à conclusão, por exemplo, que estes cinco conceitos talvez sejam vazios.
Antifascista
O fascismo pressupõe um regime ditatorial, ultranacionalismo autoritário, desprezo pela democracia eleitoral, repressão da oposição pela força e cessação da liberdade. Qualquer pessoa de hoje com senso comum é contra isso, não faz de ninguém diferente ou extrardinário se opõr.
Feminista
Tenho grande admiração pelas grandes feministas da História, mulheres que se destacaram pelo seu brilhantismo e elevaram a fasquia, num mundo onde não tinham o direito de propriedade, de estudo ou de participar na vida pública. Quando agora se fala em igualdade, é provável que se esteja a referir a cargos de poder. Já nos países muçulmanos, os direitos das mulheres estão em níveis equivalentes à idade média ocidental.
Antirracista
O desenvolvimento da civilização humana e inevitavelmente globalizada, não separa as pessoas em raças ou credos. O sofrimento perante as injustiças, desigualdades e descriminações não tem tem cor ou pensamento. E só a humanidade como um todo pode resolver as crescentes assimetrias e desigualdades.
Ativista
Serve para designar alguém que se considera um defensor ativo de algo, normalmente de uma minoria. Esquecem a maior e mais pequena minoria de todas: a pessoa humana, individual e única no seu lugar, peso e sofrimento na sociedade.
Ecologista
Seria mais congruente que os ambientalistas fanáticos tentassem destruir as obras de arte dos grandes países asiáticos em vias de desenvolvimento e ocupassem escolas perto das maiores indústrias mundiais de manufatura que utilizam grandes quantidades de combustíveis fósseis.
Conclusão
Estes cinco conceitos dizem tudo sobre uma pessoa e não dizem nada. Dizem-nos que são seguidoras, que se definem de forma simplista e que não têm grande ideia de si próprias: não conseguem sequer esforçar-se para ter um pensamento original ou desconfortável ou sequer com algum conteúdo. Não nos dizem quem é a pessoa na sua essência, por isso resta apenas spam e um anexo com um folheto cheio de ideias que não são suas.
Ler o artigo completo no Observador: http://observador.pt/opiniao/antifascista-feminista-antirracista-ativista-ecologista/