Veredito: culpado!

O recém-reeleito Presidente da Câmara Municipal foi julgado por crimes graves contra o próprio Porto. Mesmo que acreditemos na justiça e que Rui Moreira seja inocente, mesmo que a conclusão seja a mesma nos expectáveis recursos que durarão anos, há algo irreparável que nos fere o orgulho e o espírito. Algo que poderia ter sido evitado e que nunca perdoaremos. Rui Moreira podia e devia ter evitado esta humilhação para todos os portuenses, não se recandidatando.

Tal como sublinhei na campanha eleitoral de há menos de três meses, tenho a certeza que Rui Moreira é culpado de outras situações. É culpado de má gestão da autarquia, é culpado de terem sido expulsos da cidade mais portuenses do que nas invasões napoleónicas, é culpado da desarticulação das entidades sociais que resultou num caos de miséria e pobreza, é culpado da cidade ter o pior trânsito da península ibérica, é culpado do abandono das casas tradicionais e das microempresas ao ultraliberalismo, é culpado da insegurança crescente em todas as ruas.

Mas a cidade não morrerá nunca e há pessoas que estão de passagem, arrivistas que jamais serão lembrados. O Porto sobreviverá e, quando as feridas sararem, construiremos uma cidade mais forte nestes escombros. Podem tirar-nos tudo, um lugar onde morar, o nosso negócio ou até a comida, mas aquilo que somos permanecerá sempre nesta alma única e neste coração tão grande como generoso.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s