O Fraco Rei Faz Fraca a Forte Gente

Triste Portugal. Sempre pensei que, no dia em que houvesse uma fila interminável de ambulâncias à porta do Hospital, o povo se revoltaria contra a oligarquia que nos governa. Talvez haja demasiada gente presa a esquemas, cunhas, compadrios e com medo de perder a mesada. Somos o país com mais casos e mais mortos por covid no mundo inteiro. Mas há pessoas, aparentemente inteligentes, que dizem que a culpa é da irresponsabilidade do povo, do tempo, de tudo menos do Governo. E há perguntas que ficam sem resposta: como é que a Suécia, sem confinamento nem economia destruída, tem menos casos e mortos do que Portugal?

O covid é a doença dos pobres. Mais uma.
Há os doentes pobres, que ficam todo o dia nas ambulâncias à porta dos Hospitais, enquanto todos assistimos. E há os doentes ricos, que são tratados como príncipes nos Hospitais privados. Eu ainda não tive covid, mas como sou pobre, se tiver o azar de contrair o vírus, sei que serei daqueles que ficará amontoado em qualquer lado e tratado como gado.

Não defendo o fim do SNS. Defendo o fim deste SNS, cada vez menos gratuito, cada vez mais ineficiente, com problemas crónicos de atendimento cívico aos doentes, que implodiu quando a pandemia piorou. Mas que, com ou sem pandemia, está sempre sobrelotado, a funcionar com problemas crónicos e com uma gestão desastrosa. A hipocrisia dos políticos que se autointitulam de sustentáculo do SNS é irem ao privado quando eles próprios estão doentes, é dizerem que foram os criadores da saúde pública quando os principais Hospitais públicos foram construídos antes do 25 de Abril, é morrer gente pela falta de medicina preventiva, de meios e de recursos humanos.

Os portugueses estão a ficar sem emprego, sem comida e sem saúde. Mas nada fazem, nada dizem. Acham que têm de suportar o sofrimento calados. Não têm. É fundamental pedir contas aos governantes, forçar uma Junta de Salvação Nacional para gerir o que resta do país. Por exemplo, esta vergonha de se vacinarem primeiro os políticos e autarcas e poderosos, é típica de um país que naufragou no terceiro mundo. Estou profundamente chocado com o Governo e desiludido com o povo português, que tolera isto.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s